.Mensagem do Chefe Nacional CNE

.Escuteiros Marítimos

.Scouts 1907 - 2007

.Junta Regional de Setúbal

.Lobitos Sempre Alerta

.Os 90 Anos dos Escuteiros

.Flotilha 797

Quarta-feira, 25 de Julho de 2007

21º Acampamento Nacional à Vista

Integrado nas comemorações do 1º Centenário do Escutismo Mundial, o CNE - Corpo Nacional de Escutas (Escutismo Católico Português) organiza na Quinta do Monte Trigo, na Idanha-a-Nova, entre o dia 30 de Julho e o dia 6 de Agosto de 2007 o seu 21º Acampamento Nacional – ACANAC, e o 13º Jamboree Português.


Estão inscritos cerca de 10 mil participantes entre portugueses e estrangeiros. Serão jovens oriundos de quase todos os Agrupamentos do Continente e dos Açores, que pelo primeira vez trás o seu maior contingente de sempre.

 

Escuteiros de países de língua oficial portuguesa, como São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau também vão marcar presença bem como de França, Bélgica, Espanha e China (Hong-Kong).

 

Durante uma semana, os escuteiros vão passear, jogar, divertir-se, aprender uns com os outros, trocar experiências e criar novas amizades. Serão visitadas as aldeias de Monsanto, Penha Garcia, Monfortinho, Idanha-a-Velha, para além da vila da Idanha-a-Nova que é a sede do concelho. 

 

Na barragem Marechal Carmona, a cerca de dois quilómetros do acampamento, foram criadas duas praias fluviais com o apoio da protecção civil concelhia e distrital. Uma equipa de escuteiros marítimos dotada de nadadores-salvadores e barcos de apoio, asseguram a segurança dos jovens nos seus jogos aquáticos. Esperam-se cerca de 3.500 banhistas por dia. 

 

No dia 31 de Julho, pelas 21 horas, a "Chama do Centenário" do Escutismo, acesa no Quénia sobre a campa de Baden-Powell – o fundador do Movimento – chega aos paços do concelho, depois de ter sido transportada por escuteiros através de África e da Europa.

 

A 'Chama' prossegue, em estafeta pela mão de escuteiros para o Centro de Actividades Escutistas do CNE, onde se realiza o Acampamento Nacional, ficando exposta no cimo do Monte Trigo.

 

O dia 5 de Agosto será o dia das visitas dos amigos e familiares. Pelas 17 horas, todos os participantes no ACANAC reúnem-se no Santuário da Sra. do Almurtão para a celebração eucarística, a que se seguirá a festa do encerramento.

 

Aprender-se-á a fazer os famosos adufes de Idanha-a-Nova, entre muitas outras iniciativas. As diversas regiões escutistas terão ocasião para expor e oferecer produtos de artesanato regional e da sua gastronomia.

 


publicado por Joana Alarcão às 16:42

link do post | comentar | favorito
|

Envie informações sobre o Centenário para: aqui.

As tuas fotos podem aparecer neste blog:

    1. Aloja a foto no fotos sapo
    2. Adiciona a essa foto a tag: escuteiros

.tags

. acampamento

. actividades_nacionais

. aniversario

. centenarioscouts

. esc

. escutas

. escutas escuridao

. escutas escuteiros acampamento

. escutas escuteiros idanha acanac acampam

. escutas escutismo acanac acampamento

. escutas idanha escuteiros chama acanac

. escutas lisboa

. escuteiros

. escuteiros acampamento idanha-a-nova

. escuteiros acanac escutas

. escuteiros espanhois acanac acampamneto

. escuteiros lobitos escutas idanha acanac

. escuteiros pufs escutas acanac acampamen

. fotos

. idanha-a-nova

. iniciativas_2007

. passatempo

. passatempo escutas

. vencedores

. vídeos

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds